Crowdsourcing Brasil: O que é? Um novo modelo de trabalho.

O Crowdsourcing Brasil, o que é? Do que se trata? Você já imaginou trabalhar da sua casa, sem ter que ir todos os dias em uma empresa ou escritório? Pois é, dessa forma que muita gente vem trabalhando hoje, inclusive eu trabalho assim já há algum tempo.

Saiba da minha história como designer freela aqui!

Antes de tudo, essa é uma nova forma de trabalho bem moderna, que muitas empresas estão utilizando esses serviços e pessoas adotando essas formas mais “light” e com liberdade para trabalhar, esses são os conhecidos freelances.

Crowdsourcing Brasil – Como isso funciona?

crowdsourcing-brasil-exemplosO termo crowdsourcing é um processo que envolve um trabalho terceirizado para um grupo de pessoas com várias ideias e soluções para chegar a um objetivo final desse trabalho. Este é um tipo de conceito que requer habilidade e muita criatividade. Em termos de design, por exemplo, um cliente necessita de um novo logo para a sua empresa, ele tem interesse em terceirizar esse trabalho, então ele vai buscar em um site que trabalha com crowdsourcing para um grupo de pessoas apresentarem ideias para esse cliente. E o escolhido, vende sua idéia para o cliente de acordo com as regras do site.

Esse estilo de trabalho é mais conhecido como contests, ou concursos em nossa língua, onde o vencedor do concurso vende seu logo, website, aplicativo para uma empresa, o site do crowdsourcing é apenas um intermediário entre cliente e designer (freelancer).

Crowdsourcing para clientes

De uma forma mais detalhada o cliente está a procura de um design, ele vai criar um concurso e vai ser o responsável com quem o designer deve conversar ou fazer as perguntas do projeto, ele irá publicar os requisitos que necessita, como uma descrição do tipo do logotipo que procura, ou template de website, junto com o prazo, normalmente a maioria dos concursos são de 7 dias para receber concepções(idéias).

O cliente vai decidir o valor prêmio (dinheiro) do concurso com o site. E a partir dai irá receber propostas com trabalhos de designers interessados em seu prêmio.

Crowdsourcing para designers

Antes de participar de um concurso, leia TODAS as regras do site, caso contrário os sites rapidamente penalizam designers que, por exemplo, roubam obras de outros designers e tentam vender, ou utilizam um clip-art que rapidamente buscam no Google, jamais faça isso, seja profissional e com certeza irá se destacar.

Leia todas as especificações técnicas, para enviar os arquivos posteriormente ao cliente se seu design for o escolhido, e também se certifique de ver as medidas em pixels para fazer o upload da imagem, isso varia de um site para o outro.

Não vá com muita sede ao “pote” por causa do prêmio, temos uma tendência disso, e isso pode prejudicar sua criatividade, leia atentamente a descrição (briefing) e faça seu trabalho, seja criativo e perseverante, porque muitos demoram em vender seu trabalho, mais seja persistente, há sites que clientes oferecem um prêmio de 1000 USD ( mil dólares ).

Imagine você vender um trabalho seu por esse preço, e esse trabalho durou apenas um dia? Vale apena, não? Isso já é real para muita gente.

Concorrência:

É uma verdade que a concorrência, é muito grande, se você for analisar tem concursos que tem mais de 1000 participações, principalmente em grandes premiações, essa pode ser uma desvantagem, porém a meu ver tem sites que oferecem vantagens, ou seja tem muitas opções de trabalhos( desenvolver logos, websites, cartão de visitas, etc) ou muitos concursos, eu prefiro escolher o que o prêmio pode ser menos e tem menos pessoas , mais vantagens de você ganhar aumentam.

Dica: Sempre escolha um contest, que ninguém ou menos de 10 pessoas entraram, por ser os primeiros, acredito que o cliente vai se lembrar mais dele, se ele gostar do seu trabalho obviamente, por isso reforço que seja sempre profissional.

Várias empresas já adotaram o crowdsourcing, tais como Coca-Cola, Nokia, Netflix e IBM, entre outras.

Exemplos de Crowdsourcing, posso citar 3 opções: 99designs, designcrowd e freelancer.com. Em breve vou abordar mais sobre esses sites e outras oportunidades na internet.

Um pensamento meu:

O Crowdsourcing é muito criticado por muitos designers, que são estabelecidos no mercado, porque dizem que isso é mal para a profissão dos designers, por muitas plataformas oferecem um preço abaixo de mercado aos participantes, isso de certa forma é verdade, mas tem plataformas que oferecem um ótimo valor que inclusive, muitos profissionais do mercado tradicional, não ganham isso nem em meses de trabalho.

Se esse estilo de mercado vem crescendo é porque tem seu valor e muitas empresas já reconheceram isso, como foi citado acima,  eu vejo duas vantagens: para quem está começando é uma excelente forma de desenvolver seu trabalho e ainda ganhar por isso e melhor ainda, conseguir clientes REAIS.

Então cabe a você decidir se quer trabalhar assim ou não.

Selecionei esse vídeo bem que é comentado a ideia do crowdsourcing:

Leandro Rossini

Leandro Rossini

Cristão, publicitário, designer freela. Sou apaixonado por logos, design e SEO.

Website: http://designerfreela.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *