Ferramentas

ferramentasDecidi criar essa aba de ferramentas para facilitar o trabalho de muita gente que está começando, dando um norte de qual ferramenta utilizar, aqui indico todas ferramentas que já usei, e acho necessárias para o dia a dia.

Obviamente nem sempre você vai precisar usar todas, use qual você se adequar melhor, e de acordo que aprender e necessitar.

Vou emitir uma opinião pessoal minha também, sobre cada ferramenta:

Vetorização:

Corel Draw: Foi a primeira ferramenta de vetores que utilizei, eu amava vetorizar no Corel, trabalhei direto com ele 1 ano e meio, hoje em dia, eu uso o Ilustrator, porém quando preciso mandar algum material para alguma gráfica que trabalha com essa ferramenta, ele é muito útil.

Já vi trabalhos perfeitos que pareciam uma foto e eram vetores construídos no Corel. Há uma briguinha de Corel X Illustrator, eu sinceramente acho que os dois são úteis, dá para trabalhar com qualquer um, depende muito mais do profissional e sua qualificação do que a ferramenta em si, eu tenho um colega que usa as duas ferramentas.

Você pode baixar uma versão trial e utilizar por 30 dias livremente o Corel Draw.

Se você estiver precisando fazer um Curso Profissional de Corel Draw, recomendo esse aqui: Corel Draw Fácil e Profissional do Roberto Gazola, ele disponibiliza 4 aulas grátis e um bônus especial, você pode ver aqui na Página Oficial do Curso.

O que achei bom nesse curso é que tem várias depoimentos de alunos, isso quer dizer que o curso funciona.

Illustrator: É uma ferramenta bem completa de vetorizarão, eu utilizo ela hoje e não tenho do que reclamar, a única “vantagem” do illustrator é que ele é uma ferramenta da Adobe e tem uma integração automática com o Photoshop, porém não é um problema para quem trabalha com o corel, porque dá para utilizar em conjunto da mesma forma.

Você baixar uma versão trial e utilizar por 30 dias livremente o Illustrator.

Obs: É necessário fazer um cadastro no site da Adobe para efetuar o download.

Tratamento de Imagem:

Photoshop: Acho que é a ferramenta mais conhecida mesmo por quem não sabe nada de design, né? O photoshop é uma ferramenta profissional e ideal para fazer tratamentos de imagens em geral.

Você baixar uma versão trial e utilizar por 30 dias livremente o Photoshop.

Obs: É necessário fazer um cadastro no site da Adobe para efetuar o download.

Gimp: É uma ferramenta gratuita, uma alternativa desenvolvida pela Open Source para tratamento de imagens, eu já vi muitos trabalhos bem profissionais com essa ferramenta, eu mesmo já utilizei ela várias vezes, se você não quer pagar por uma ferramenta de imagens, recomendo o Gimp.

Banco de Imagens:

A freeimages.com é um banco de imagens gratuito, ele é muito útil para trabalhos que necessitam de imagens, antes de ir comprar alguma imagem, se tiver tempo, vale apena dar uma pesquisada nesse banco de imagens antes: freeimages.com

Obs: É necessário fazer um cadastro no site da freeimages antes de fazer o download das imagens.

Outro banco de imagens que utilizo é o morgueFile.

Tradutor:

Google Tradutor: Parece meio incomum indicar uma ferramenta de tradução, mais eu uso o Google Tradutor direto, tanto quanto o Illustrator, é uma ferramenta essencial para o trabalho, como eu sei um inglês bem básico, com essa ferramenta eu consigo entender quase perfeitamente o que os meus clientes gringos querem dizer, seja para traduzir os sites que trabalho e também os emails que recebo, se for trabalhar com o mercado internacional, e souber pouco inglês, recomendo que use o Google Tradutor é útil demais para o dia a dia de trabalho.